Placa Bacteriana x Tártaro

A higiene bucal é uma rotina diária em nossas vidas. Porém a escovação, assim como passar o fio dental, se não realizada de forma correta pode ocasionar o acúmulo de placa, que pode se transformar em tártaro, causando males as gengivas e dentes.

Placa e tártaro são duas coisas diferentes, mas uma é consequência da outra. A placa bacteriana é aquele acúmulo de bactérias, gerado a partir dos restos de alimentos, que formam uma película pegajosa nos dentes. Ao realizar a higiene bucal é possível remover essa placa, mas ao não fazê-la de forma correta, a placa tende a ficar acumulada entre os dentes. Conforme esse acúmulo se mantém, as placas iniciam um processo de mineralização tornando-se tártaro. O tártaro é muito mais duro que placa e só pode ser removido por um dentista.

A nossa boca emite sinais de que a placa está se transformando em tártaro, por meio de sintomas como: sangramento na gengiva – que pode indicar o início de um processo inflamatório; vermelhidão e inchaço – também pode apontar inflamação devido ao tártaro ou ao acúmulo de placa; e por fim o excesso de placas brancas entre os dentes e a gengiva, facilmente visíveis.

O acumulo de tártaro por muito tempo pode resultar no aparecimento de cáries, inflamação na gengiva ou até mesmo perda dos dentes, que ficam enfraquecidos. O tártaro também é um dos responsáveis pelo mau hálito, pois a alta concentração de bactérias bucais tende a produzir odores desagradáveis.

Evitar a proliferação da placa bacteriana é a forma ideal de prevenir a formação do tártaro e manter a saúde bucal em dia. A escovação e uso de fio dental diariamente e de forma correta, assim como consultar regularmente um dentista, são os caminhos indicados para a manutenção de um sorriso saudável.

Fonte: Sorridents

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *