A mordida cruzada é um tipo de má oclusão dentária bastante comum, presente nos pacientes que procuram tratamento ortodôntico. Pode se apresentar como unilateral ou bilateral, na dentição decídua, mista ou permanente. A mordida cruzada anterior e/ou posterior ocorre pela redução da largura do arco superior em relação ao arco inferior, ou por um desvio mandibular assimétrico. É uma falta de espaço nos arcos (discrepância entre o tamanho do dente e o tamanho do arco).
As possíveis causas da mordida cruzada incluem: genética, fatores ambientais e hábitos posturais incorretos. Causas adicionais incluem assimetria de crescimento de mandíbula e/ou maxila, discrepância da largura basilar da maxila ou mandíbula, perda prematura ou retenção prolongada de um dente decíduo, falta de espaço e anomalias da seqüência de erupção, debilidade na respiração nasal durante o período de crescimentos, alterações na anatomia dental e disfunção temporomandibular.
O tratamento é composto de dispositivos móveis (aparelhos móveis), aparelho fixo e ou cirurgia ortognática nos casos mais severos.
Dra. Luciana Damasceno Zandonai
CRO-RS 17997