Certamente você já sofreu com feridas dolorosas no interior da boca, certo? As aftas são decorrência de pequenas lesões já existentes na cavidade bucal, onde na tentativa de sarar o local células de defesa atuam ali provocando uma reação inflamatória, consequentemente inchaço e dor. Os tipos de aftas mais comuns variam de 2 a 8 milímetros e permanecem incomodando até duas semanas, sendo estes 90% dos casos. Porém, também existem casos em que elas medem mais de 1 centímetro e demoram até dois meses para desaparecerem. Apesar da origem ainda não ser muito clara, as aftas podem estar ligadas ao estado de imunidade do corpo e a acidez excessiva na boca.
Mesmo que elas desapareçam sozinhas, medicamentos como pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ser descritos por um especialista para reduzir seus efeitos. Vale alertar que a utilização de bicarbonato de sódio, apontada pela crença popular como uma das possíveis curas para o problema, além de ineficaz, pode fazer a afta evoluir para um estado de queimadura. Em alguns casos mais graves, o dentista pode até aplicar raios laser de baixa potência na lesão com o intuito de acelerar a recuperação e a cicatrização.
Não existem um modo completamente eficaz de evitar a recorrência das aftas, todavia medidas como uma alimentação balanceada, além de cuidados com o sistema imunológico e com a higiene bucal certamente contribuem para a maior proteção contra essas feridas. Estudos também apontam que consumir alimentos ricos em vitaminas B e ferro (como folhas verdes escuras) pode ser benéfico nesses casos, já que esses nutrientes auxiliam no acobertamento da mucosa interna da boca. O cuidado com o sistema gástrico também permitem a prevenção da reincidência dessas lesões dolorosas.
Fonte: Saúde Abril
Parabéns! Um assunto bem interessante.Eu tenho seguido quando estou tensa mas valeu a explicação.Nosso grande abraço.