Separamos alguns dos fatores mais comuns responsáveis por gerar manchas nos dentes.
Tártaro: Depois que a placa bacteriana fica endurecida na superfície do dente ou na gengiva, ela absorve marcas com mais facilidade. Por isso é necessário realizar uma revisão e limpeza pelo menos 1 vez ao ano.
Cáries: Elas podem se apresentar visualmente com pequenas manchas nos dentes e precisam ser tratadas imediatamente para não gerar mais problemas dentários.
Trauma: Às vezes depois de um trauma o sangue pode se espalhar por estruturas internas do dente, causando manchas.
Tratamento de canal: Existem casos em que o dente pode ficar escurecido devido uma hemorragia durante a retirada da polpa ou pelo contato com alguma substância química no procedimento.
Esmalte envelhecido: Conforme envelhecemos, o esmalte do dente sofre desgaste, deixando à mostra a dentina – uma camada mais interna do dente que possui coloração amarela.
Bebidas e alimentos: Alguns alimentos podem causar manchas nos dentes, são eles café, chá, refrigerantes à base de cola, suco de uva e vinho tinto. Curry, açaí e molho de soja também podem interferir na aparência do seu sorriso.
Cigarro: a nicotina pode deixar os dentes amarelados.
Fluorose: o excesso de uso de flúor em crianças pode alterar a cor do esmalte dentário. Normalmente isso acontece quando a criança ingere a pasta de dente com flúor ou quando se bebe água que tem uma concentração grande deste mineral.
Fonte: Sorridents