O tratamento de canal ou Endodontia é o ramo da Odontologia que trata das doenças e lesões da polpa dental (nervo do dente), da raiz dentária, e do tecido periapical.
A polpa dental é um tecido mole que se encontra na parte interna do dente, e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado.
O que é a Infecção da polpa dental (nervo do dente)?
Quando as bactérias chegam à polpa dental o organismo não consegue combatê-las. Assim, elas ganham acesso aos canais e chegam até ao ápice do dente. Nesta região produzem uma inflamação que, após alguns dias, leva à uma perda óssea que pode ser vista na radiografia. Essa perda pode aumentar e levar a perda do dente. Mesmo que a perda óssea não evolua, a presença destas bactérias em contato com essa região bem vascularizada significa muitas bactérias inoculadas na corrente sanguínea. Assim como pele ao ser machucada, a polpa também infecciona. No entanto, ela não tem espaço para isso, pois está contida dentro do dente que é rígido. Assim, a sua própria inflamação produz um pressão que corta o fluxo de sangue e leva a sua morte.
Como é feito o tratamento de canal?
O tratamento de canal pode ser feito em sessão única ou em sessões múltiplas, dependendo do caso. Primeiramente é feito uma abertura na parte posterior do dente (se ele for anterior) ou na coroa de um dente posterior, molar ou pré-molar. Em seguida a polpa infectada é removida, o espaço pulpar e os canais são esvaziados, alargados, limados em preparação para seu preenchimento com cones flexíveis e cimento apropriado.
O dentista especialista e pós-graduado em Endodontia, passa a ser chamado de Endodontista. Todos os dentistas são aptos a tratar uma dor de dente e um canal, porém é o Endodontista que conhece profundamente as diversas técnicas e casos, apresentando um domínio e um conhecimento completo, além de mais destreza e experiência sobre o assunto. Por este motivo o paciente deve ser encaminhado para este especialista.
A Endodontia, além de eliminar os sinais e sintomas citados anteriormente e tratar as patologias ligadas à polpa, salva e mantém o dente em boca, evita complicações e em conjunto com a posterior reconstrução devolve ao dente sua função mastigatória.
O paciente sente dor para realizar o tratamento de canal?
O tratamento de canal é indolor (o paciente não sente dor), pois será anestesiado para realização do procedimento em casos de polpa (nervo) viva e em casos de necrose pulpar (nervo morto) o paciente não apresenta sintomatologia.